Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

Ao pé da letra #21 (António Guerreiro)

«O que deve a poesia à verdade?

“Verdade ou poesia”: assim intitulava José Miguel Júdice uma das suas recentes crónicas semanais sobre política partidária. Esta proposição disjuntiva reproduz com toda a fidelidade os termos de uma “velha inimizade”, da idade de Platão: aquela entre a palavra poética e a palavra verdadeira. É pertinente verificar que essa cisão, por mais que tenha sido interrogada, por mais que toda a poesia moderna, desde o Romantismo, a tenha desmentido com um grande aparato filosófico, continua a fazer o seu percurso e a ser aceite como a coisa mais natural.

Hoje, ela já não é uma palavra de ordem para expulsar os poetas da cidade, mas a expressão do filisteísmo. Tão famigerada disjunção serve para exprimir uma concepção da poesia como coisa inócua, decorativa, “bela”, a que se recorre para decorar uns saraus, para ensinar aos alunos algumas figuras de retórica, ou para satisfazer o vício do “Kitsch”. O filisteísmo também mata, mas docemente, sem a grandeza trágica que levou o poeta russo Mandelstam a dizer à mulher, quando já estava a ser ameaçado de deportação para o Gulag: “Não há outro país onde a poesia seja uma coisa tão importante, uma questão de vida ou de morte”.»

António Guerreiro, «Ao pé da letra», Expresso-Actual
, 25.10.2008.



Sem comentários:


Arquivo / Archive