Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias


Autobiografias / Autoficções
Um programa de Augusto M. Seabra
Culturgest, Pequeno Auditório — Lisboa

«De diversos modos, um cinema enunciado na primeira pessoa vai-se tornando cada vez mais frequente, tal como o registo em material fílmico ou videográfico dos passos de uma vida, quantas vezes, e com quanto maior frequência, desde o próprio acto de nascimento.

É inegável já o vasto material de diários e auto-retratos filmados, objecto aliás da secção retrospectiva do doclisboa do ano passado. Falar em “autobiografia cinematográfica” em sentido estrito coloca contudo outros problemas. É, dir-se-á, uma questão de linguagem e de referente. Ou, para citar o grande teórico actual da autobiografia, Philippe Lejeune: “O problema principal parece-me ser o do valor de verdade. O cinema autobiográfico parece destinado à ficção. Não posso pedir ao cinema que mostre o que foi o meu passado, a minha infância ou a minha juventude não posso senão evocá-las ou reconstituí-las. Esse problema não existe na escrita, porque o significante (a linguagem) não tem qualquer relação com o referente”.

Todavia, também desde a nouvelle vague, desde Truffaut e o seu alter-ego Antoine Doinel, a experiência autobiográfica, ou as “autoficções”, para retomar o termo do escritor Serge Doubrovsky, foram recorrentes à singularidade de cineastas como Eustache, Garrel e mesmo Pialat.

Face ficcional da retrospectiva de “Diários filmados e Auto-Retratos”, este ciclo apresenta quatro realizadores que de modo persistente e recorrente, filme após filme, foram evocando e reconstruindo as memórias da sua vivência pessoal, a belga Chantal Akerman, os britânicos Bill Douglas e Terence Davies e a húngara Márta Mészáros.» (Augusto M. Seabra)



5ª, dia 8
Chantal Akerman
21h30 Portrait d’une jeune fille à la fin des années soixante à Bruxelles (1994)

6ª, dia 9 Trilogia de Bill Douglas
18h30 My Childhood (1972), My Ain Folk (1973)
21h30 My way home (1978)


Sáb, dia 10
Filmes de Terence Davies
15h00 A trilogia – Children / Madonna and child / Death and transfiguration (1984)
18h00 Distant Voices / Still Live (1988)
21h30 The Long Day Closes (1992)


Dom, dia 11
Os Diários de Márta Mészáros
15h00 Diário para os meus filhos (1982)
18h00 Diário para os meus amores (1987)
21h30 Diário para o meu pai e a minha mãe (1990)

Sem comentários:


Arquivo / Archive