Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

Ao pé da letra #2 (António Guerreiro)

«A indústria do livro e as suas boas intenções

Guilhermina Gomes, directora editorial do Círculo de Leitores, numa entrevista publicada na Única do passado sábado, defendia com estas palavras um programa editorial muito abrangente: “Eu não posso, nem devo, exercer um juízo de valor dizendo: este é um leitor menor, consome lixo”. Trata-se de uma daquelas frases que afirmam aquilo que negam e dão nome aquilo que não querem nomear. A hipótese de o livro se ter tornado objecto de uma indústria do lixo em grande escala encontra confirmação no espectáculo nauseabundo que a maior parte das livrarias – os terminais de produção – hoje oferecem.

Muitos outros sectores produzem tanto ou mais lixo, mas a nenhum deles foi concedido este privilégio de proclamar impunemente que trabalha para o progresso espiritual dos homens, da nação, e do mundo em geral. Os livros que são em si uma coisa boa, os leitores que por o serem já estão a cumprir os desígnios culturais que lhes garantem a passagem para um estatuto de maioridade: eis o discurso que editores e agentes oficiais de promoção da leitura repetem incansavelmente e encontra eco nos “boulevards” da opinião. Desta massa indiferenciada e acrítica salvam-se os livros dotados de uma resistência que os protege dos seus amadores e até (às vezes, sobretudo) dos seus autores.»

António Guerreiro, «Ao pé da letra», Expresso-Actual
, 24.5.2008.
[publicação retroactiva]



Sem comentários:


Arquivo / Archive