Notas demasiado soltas (IndieLisboa 2008) #12: Interferências passado-presente
Ao longo de PROFIT MOTIVE AND THE WHISPERING WIND de John Gianvito somos lentamente levados, por uma acumulação serial de planos, à presença perante inúmeros monumentos fúnebres e históricos evocativos de várias lutas progressistas na América do Norte, como as sindicais, dos camponeses, dos índios, dos mineiros, etc., intercaladas com o vento a bater nas árvores. Em certos momentos, a delicadeza da aproximação lembra-nos as derivas informadas de Sebald, por entre os campos onde a memória histórica vive enterrada. No entanto, quase no final do filme, um corolário, que o realizador terá julgado necessário, que talvez até seja a verdadeira motivação de tudo o que o precedeu, irrompe pelo filme adentro, e destroça em parte a subtileza acumulada da aproximação. Esta, apesar de serial, era delicada e não panfletária. O final apresenta de rompante uma série de lutas contemporâneas para as quais nos tenta motivar, como a contra a Guerra do Iraque, pelos direitos das minorias, etc. O modo como a interferência passado-presente se estabelece, entre a evocação lenta destas lutas passadas, que nos tinham sido duramente tornadas próximas, e a apresentação súbita daquelas lutas presentes, é muito problemático. É inevitável que, na construção do filme, sejam as lutas presentes que nos apareçam como um corolário distante, com uma evidência nada clara. O trabalho da sua composição baseava-se num passado, obviamente relevante para o presente, mas que não é passível, se calhar infelizmente, de tradução automática no presente. |
|
![Ventura e Alberto em A CAÇA AO COELHO COM PAU (2007) de Pedro Costa](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxlZoJcWp6wO3Af2es_M0zjCp1uEYL5ogJAgGOqpqKZcCBrBJmfNoSr2DxjOJ8UhjVUEZvkKcgsTeFWNf14AAkFkBJ7FcXNJo0j9U4rx7NaIOjDjEPgs-_XMe9dDdlZZI0ovMC9A/s1600/a-ca%C3%A7a-ao-coelho-com-pau_pedro-costa.jpeg)
Sem comentários:
Enviar um comentário