Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

Gustav Deutsch


180º - Investigação de Gustav Deutsch (2001) excertos

Entre as mãos, a máquina e o ecrã, observei os procedimentos de Gustav Deutsch enquanto trabalhava no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa. Entre as máquinas do cinema, a moviola é a sua ferramenta de pesquisa e composição, com os seus abrandamentos, acelerações, paragens e recuos. Na procura dos fragmentos assim encontrados (found footage), Gustav Deutsch vai esboçando o seu filme a partir de um programa de investigação. Aqui, procurava o encontro com o olhar que outrora confrontou a câmara para, agora, ao ser devolvido, se cruzar com o olhar do espectador.


Welt Spiegel Kino (2005) de Gustav Deutsch
2ª, dia 13, 19h - Cinemateca

Film ist (2002) de Gustav Deutsch
3ª, dia 14, 21h30 - Cinemateca
filme e texto de Nuno Lisboa

1 comentário:

MCP disse...

Vi ontem Welt Spigel Kino. Há seis anos atrás, passei meses e meses no ANIM e conheci bem o ritmo dos abrandamentos, das paragens e logo depois do movimento gerado pela moviola. Nesse período assentei o olhar sobre o «Jornal Português», a série de actualidades cinematográficas produzida pelo SPN/SNI para fazer a propaganda do Estado Novo. Nestes filmes - ao contrário do que sucede no de Gustav Deutsch - os protagonistas são políticos, militares, religiosos e raramente as pessoas comuns merecem um olhar próximo. O que me inspirou nestes episódios de «Welt Spiegel Kino» foi a fluidez da sucessão/relação entre as figuras que desfilam no ecrã. A forma como o cineasta as aproxima sem as apagar e como potencia a relação dos homens com o cinema mundo / mundo do cinema. Lembrou-me «A Invenção de Morel» na capacidade de fazer os homens viver além da fixação das imagens em filme num cinema mundo.


Arquivo / Archive