Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

2 comentários:

josé neves disse...

sempre só vi este filme aos bocados e em más condições, numa cópia vhs mui ranhosa. Gostaria de tê-lo para revê-lo.
E olha que me apetece bater-te pelo que comentas em relação ao Saló e suposta descendência, no catálogo dos Anos 70 - simplificas um filme fundamental e metes no mesmo saco filmes (e cineastas) sem qualquer tipo de relação e, sobretudo, fundamento e interesse.

André Dias disse...

Como se pode conferir pela ligação, apesar de estar editado pelo próprio Syberberg, por acaso não tenho nem consigo arranjar o DIE NACHT em DVD. Lá teremos que esperar alguns anos pelo ciclo Eram os Anos 80 para o rever :)
Quanto ao SALÓ, é apenas a intuição que retirei da penosa visão que tive há muitos anos. Não a leves demasiado a sério. Pelo menos permite-me tentar fazer a genealogia sumária de um tipo de gesto cinematográfico, a que chamei de matriz da abjecção, que acho particularmente perigoso, mas que obviamente não pretende recobrir todas as diferenças entre esses realizadores. Seria preciso outro ensaio para explicar a matriz da abjecção detalhadamente e, sobretudo, rever o SALÓ, que é algo que não me apetece de todo.
Abraço


Arquivo / Archive