Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

World Press Photo?

«Na fotografia de atrocidades, as pessoas querem o peso de testemunhar sem a contaminação do artístico, que é identificado com a falta de sinceridade ou com a mera artificialidade. Imagens de acontecimentos infernais parecem mais autênticas quando não têm o aspecto que resulta de serem 'correctamente' compostas e iluminadas, ou porque o fotógrafo é um amador ou – o que também serve – porque adoptou um dos vários estilos anti-arte que nos são familiares. Ao voarem baixinho, no sentido artístico, pensa-se que estas imagens serão menos manipuladoras – todas as imagens de sofrimento amplamente distribuídas estão agora sob suspeita – e que será menos provável que suscitem a compaixão ou identificação fácil.»
«For the photography of atrocity, people want the weight of witnessing without the taint of artistry, which is equated with insincerity or mere contrivance. Pictures of hellish events seem more authentic when they don't have the look that comes from being 'properly' lighted and composed, because the photographer either is an amateur or – just as serviceable – has adopted one of several familiar anti-art styles. By flying low, artistically speaking, such pictures are thought to be less manipulative – all widely distributed images of suffering now stand under suspicion – and less likely to arouse facile compassion or identification.»

Susan Sontag, Regarding the pain of others,
[trad. Joana Frazão,] Penguin, 2004, pp. 23-24


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