Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

Figuras da Dança no Cinema II


The Jump
(1978) de Jack Goldstein

FIGURAS DA DANÇA NO CINEMA II
Culturgest, Lisboa - Pequeno Auditório
Uma programação de Ricardo Matos Cabo

SEX 22, 21h30
UMA “ESTÉTICA BLUES” – INFLUÊNCIAS

Cinco formulações cinematográficas de uma “estética blues”, influenciada pela música e danças populares de raiz afro-americana. Uma fantasia de homenagem à dança e ao Jazz por Jean Renoir; a obra-prima de Dudley Murphy, Black and Tan com Duke Ellington; um filme raro de Gjon Mili, fotógrafo da revista Life, numa homenagem ao Lindy Hop e ao Jazz; um dos filmes pop de Peter Whitehead, registo feérico de dois concertos em Londres no final dos anos 60 e um espantoso documento de Tav Falco sobre a importância libertadora da música e dos blues na América rural dos anos 70.
Sur un air de Charleston de Jean Renoir (30’)
Black and Tan de Dudley Murphy (21’)
Jammin’ the Blues de Gjon Mili (10’)
Jimmy James & The Vagabonds (segmento seleccionado dos “Pop Films”, 1968-69) de Peter Whitehead (aprox. 9’33’’)
Honky Tonk de Tav Falco (26’)

SÁB 23, 18h30
O PRIMADO DA SENSAÇÃO – A “SALOMÉ” DE TÉO HERNANDEZ
Um dos filmes mais relevantes do cinema experimental francês, filmado pelo cineasta mexicano Téo Hernandez. Uma interpretação pessoal de Salomé de Oscar Wilde a partir de três elementos básicos : a luz, a cor e a velocidade de projecção. O filme corresponde à primeira fase da obra essencial de Hérnandez, marcada pelas suas experiências pessoais, as suas viagens, contactos e pelas tentativas em concretizar o seu ideal de um cinema do corpo e da sensação.
Salomé de Téo Hernandez (65’)

SÁB 23, 21h30
TRIBUTO A PAUL SWAN/ANDY WARHOL
Um tributo a Paul Swan, bailarino cuja história e influência se prolongam do início do século XX ao underground nova-iorquino da década de 60 através de dois filmes de Andy Warhol e de um dos filmes em que foi protagonista em 1916. A primeira biografia de Paul Swan, editada em 2006, permite descobrir uma figura essencial, cuja repercussão se faz sentir desde o início do século, altura em que rivalizava em sucesso com Isadora Duncan até à década de 60 em que personificou como ninguém a inspiração decadentista do underground nova-iorquino surgindo hoje como influência fundamental no trabalho de alguém como Jack Smith, por exemplo.
A sessão é também um pretexto para programar dois magníficos retratos documentais de Andy Warhol: um espectáculo de vaudeville encenado na Factory e o registo de uma interpretação do próprio Paul Swan.
Camp de Andy Warhol (66’30’’)
Diana, The Huntress de Charles Allen & Francis Trevelyan Miller (29’)
Paul Swan de Andy Warhol (66’)

DOM 24, 18h30
CONFIGURAÇÕES
Uma extrapolação a partir da geometria, variação e combinatória dos gestos e de uma figura, o quadrado, feita a partir de Quad I e II de Samuel Beckett. Propõe-se uma sessão experimental em que se desenvolvem algumas das ideias sugeridas por Quad: a presença da figura geométrica na sua relação com os corpos da acção e com o próprio ecrã (dinâmico); a repetição de estruturas fixas de movimento e o imprevisto e o acaso que lhe são inerentes; a combinatória e a exaustão apresentadas de diversos modos.
Quad I + II de Samuel Beckett (21’)
Dance or Exercise on the Perimeter of a Square (Square Dance) de Bruce Nauman (10’)
Walking in an Exaggerated Manner Around the Perimeter of a Square de Bruce Nauman (10’)
Structured Pieces III [excerpt], captação em 1975 (registo de peça de Trisha Brown)
Documentos de Dança Tradicional compilados por Francine Lancelot entre 1966 e 1984 (extractos): Aubrac (Aveyron), 5 Outubro de 1964; Sud-Ouest, Réunion à Menjoulic, Leucouacq, Loudes, 31 Julho de 1977. (aprox. 3’)
Quad I + II de Samuel Beckett (repetição) (21’)
Rhythmus 21 de Hans Richter (4’)
Color Sequence de Dwinnel Grant (2’30’’)
Ray Gun Virus de Paul Sharits (16’)

DOM 24, 21h30
JACK GOLDSTEIN/RETROSPECTIVA 1972-1978
Uma selecção da obra fílmica do artista norte-americano Jack Goldstein, que aqui se apresenta pelo trabalho importante de reflexão sobre as ordenações entre o movimento do corpo na sua relação com o espaço na imagem cinematográfica. Projectam-se filmes das duas fases da sua produção cinematográfica tendo em perspectiva a sua relação com uma ideia de coreografia: os filmes de performance e os filmes “icónicos”, releituras irónicas das representações do cinema industrial e de Hollywood.
A Glass of Milk de Jack Goldstein (4’42’’)
Some Plates de Jack Goldstein (3’36’’)
Here de Jack Goldstein (10’42’’)
A Spotlight de Jack Goldstein (8’)
Rocking Chair de Jack Goldstein (4’)
Hampstead Heath de Jack Goldstein (8’54’’)
Volleyball de Jack Goldstein (7’42’’)
A Ballet Shoe de Jack Goldstein (19’’)
The Chair de Jack Goldstein (5’)
The Jump de Jack Goldstein (26’’)

Sem comentários:


Arquivo / Archive