Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

Uma imagem, de novo



La dernière lettre (2002) Frederick Wiseman
« A magnificent black-and-white sculpts the face of Catherine Samie, her hands, her silhouette like a shadow puppet, as she herself sculpts the words in the dark substance of days. » (M.-N.T, Figaro)

Eis uma imagem, de novo, no mínimo bizarra, retirada inesperadamente do último filme à data (que ainda não vi) do tão austero e preciso Frederick Wiseman, documentarista impar, que adopta aqui um preto e branco, que prefere por ter sido assim que viu as newsreels da época, da época do extermínio dos judeus na Europa, que aborda nesta sua segunda ficção.
Confesso que me é desconfortável o uso do preto e branco para abordar o problema dos campos de extermínio ou dos genocídios históricos recentes, talvez precisamente, mas não apenas, pela confusão que pode criar com as imagens de arquivo, filmadas à época em preto e branco.
Seria por isso tentado a colocar de um lado, devido a esse uso estilizado, Schindler's list de Spielberg
, doutro, distante, pela não facilidade, a cor da actualidade, Nuit et brouillard de Resnais ou Shoah de Lanzmann, ou mesmo as imagens colhidas por George Stevens para si aquando da libertação dos campos pelos aliados. Haverá, de qualquer forma, a excepção do preto e branco da Pasazerka de Munk.
E qual será o sentido destas enigmáticas figuras esbatidas, diríamos quase genéricas, multiplicadas em sombras, nesta última carta? Que poderão acrescentar, na abstracção que aparentemente encarnam, à compreensão do problema? Uma cabeça branca para um corpo enegrecido?

Sem comentários:


Arquivo / Archive