Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

Ao pé da letra #199 (António Guerreiro): Fazer e desfazer a opinião

Um étologo competente que decidisse investigar o comportamento e os modos de sobrevivência dos detentores da opinião como espécie intelectual consagrada na imprensa portuguesa (e nos media em geral) teria de começar por descobrir porque é que toda essa gente que, pelas leis da racionalidade ocidental, só poderia angariar poder e capital simbólico a desfazer a opinião conseguiu triunfar, acomodando-se com sucesso a um papel tão desclassificado desde Platão: o de fazer opinião. Neste mundo às avessas, uma pesquisa etológica aprofundada descobrirá que no império da doxa também existem paradoxos, como é o caso (entre outros a solicitar trabalho de campo) de João Carlos Espada, cuja sobrevivência é um mistério porque não parece resultar de uma adaptação às regras do meio nem sequer às leis de Darwin. Numa época em que o discurso do universitário não encontra abrigo fácil nos jornais, J.C.E. consegue apresentar-se e representar-se como o hiperuniversitário.  

É certo que se trata mais de uma questão de pose do que de saber, mas o lugar de onde ele observa o mundo é sempre o small world das salas de aulas, dos congressos e dos colóquios universitários, com vista sobre uma bibliografia restrita e, parte dela, exausta. Pelo caminho, nunca prescinde de publicitar as instituições que os promovem e as marcas comerciais que os patrocinam. Para o leitor comum, tudo isto é muito inócuo e pouco digno de menção, mas o etólogo de serviço não pode deixar de se deter em tal objeto de estudo e de tentar responder às perguntas: do que é que J.C.E. é sintoma?, de que modo a sua sobrevivência nos jornais nos pode elucidar sobre o habitus do campo da corporação a que pertence?, como é que suscita não só uma etologia mas também uma sociologia da opinião em Portugal e das suas regras de casta?

António Guerreiro, «Ao pé da letra», Expresso-Atual, Portugal, 7.7.2012.

Sem comentários:


Arquivo / Archive