Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

Ao pé da letra #60 (António Guerreiro)

« A defesa da liberdade de opinião pode ser uma falácia

A polémica em curso, tendo como motivo um texto do crítico de música João Bonifácio, no Público (no qual se referia a Os Belenenses em termos que direcção do clube e alguns adeptos acharam insultuosos, o que levou a um pedido de desculpas de Nuno Pacheco, director-adjunto do jornal), centrou-se na questão da liberdade de opinião. Julgo que o problema não está aí e que o jornal apenas tentou gerir, de maneira inábil, as guerras irracionais da opinião. A verdade é que o discurso ‘crítico’ de J.B., não sendo insultuoso, entra no entanto mais facilmente do que devia na lógica dos que protestaram, por se tratar de um discurso dos juízos lapidares, que não precisam de ser justificados e se limitam a fazer a coisa mais fácil e ociosa do mundo: exercer um ‘estilo’ vazio e decorativo, que serve apenas para engendrar tagarelice.

Este tipo de opinião não é refutável nos seus princípios, que só por eufemismo podemos chamar ‘críticos’. A opinião é o que, nos jornais e nas redes virtuais que os prolongam e substituem, mais tem prosperado em liberdade. De tal modo que o privilégio concedido à opinião tem um enorme poder de impor e excluir – e isso, sim, tem de ser pensado e exige resistência.»

António Guerreiro, «Ao pé da letra», Expresso-Actual, 15.8.2009.



1 comentário:

João Milagre disse...

tão bom!


Arquivo / Archive