Ainda não começámos a pensar
                                               We have yet to start thinking
 Cinema e pensamento | On cinema and thought                                                                              @ André Dias

A monstruosidade pela metáfora



« Quando penso no modo como a literatura influenciou o meu cinema - e acho que não é uma coisa directa, é até algo subtil - penso que tenho esta obsessão com a metáfora. Como fazer... não se pode fazer literalmente, quer dizer, Eisenstein experimentou equivalências literais de metáforas. O povo levantava-se e rugia como um leão, e ele depois cortava para um leão levantado a rugir. Era tolo, era ridículo, afastava as pessoas do cinema e não resultava. E, no entanto, a metáfora é verdadeiramente a pedra basilar de toda a prosa, de toda a literatura.
Como se faz uma metáfora em cinema? No meu caso, apercebi-me que é pela criação de imagens, imagens de monstros... Se se fala de ideias puras... As ideias puras são invisíveis, não se tem nada para fotografar. O que é algo que se pode fazer em literatura, mas não do mesmo modo em cinema. Então, como... como dar ideias... Tenho de tornar a palavra carne. E então filmar a carne, porque não posso filmar a palavra. É isso que sinto.
Estou sempre à procura de metáforas. E tenho de as criar eu próprio. Normalmente os meus argumentos geram-as. Não têm de ser monstros no sentido da ficção científica ou do filme de terror. Podem ser os instrumentos cirúrgicos em Dead ringers, por exemplo, que são realizáveis, fisicamente realizáveis. E, no entanto, também são monstruosos. Não tem de ser uma mosca de noventa quilos, podem ser intrumentos cirúrgicos ou... Mas preciso disso, ou antes, procuro-o.
A alternativa seria fazê-lo através dos diálogos, através das palavras que as pessoas dizem umas às outras, e também o faço. Mas estou à procura da metáfora. E isso leva-me a uma certa monstruosidade. Acho que é por isso que invento estas coisas.»
David Cronenberg in David Cronenberg: I Have to Make the Word Be Flesh (1999) de André S. Labarthe, em projecção contínua na Sala 6x2 da Cinemateca, Lisboa

Sem comentários:


Arquivo / Archive